Páginas

Sobre vermes e adoração

Quando minha sogra e eu ainda estávamos nos conhecendo, tínhamos o costume de trocar citações de grandes pensadores, sobretudo os cristãos. Smith Wigglesworth, conhecido entre os pentecostais norte-americanos como O Apóstolo da Fé, sem dúvida é um dos meus favoritos. Wigglesworth iniciou seu ministério em Liverpool, alimentando mendigos e crianças de rua; isso por volta de 1872.

Há 6 meses atrás, fui presenteado (por minha sogra, é claro)com um livro intitulado “O Essencial de Wigglesworth” , uma publicação recheada de textos sobre dons espirituais e sermões acalorados sobre uma nova dimensão de relacionamento com o Espírito Santo.

Geralmente quando o assunto é de natureza estritamente Pentecostal, nós, missionários urbanos temos uma forte tendência a ouvir somente. Somos especialistas em Igreja e Sociedade e gostamos de nos relacionar com Deus do jeito mais racional... Digamos que nossa vida no Espírito Santo dependa de longas horas de solitude e reflexões filosóficas sobre o Evangelho nos dias de hoje.

Smith Wigglesworth, citou mais de uma vez que jamais leu outro livro que não a Bíblia, por isso era um homem que sempre respondia às perguntas sob um ponto de vista tão pentecostal que até incomodava, pois as vezes é difícil lidar com quem vive nessa dimensão. Por esse motivo, hoje, eu queria compartilhar com vocês uma história de encorajamento, que nos inspira a esperar mais dos sobrenaturais de Deus e assim exercer a nossa Fé, que é posta em um Deus factualmente poderoso.

O pai de Wigglesworth era muito pobre e trabalhava muitas horas por um baixíssimo salário pra sustentar esposa e quatro filhos. Certo dia, numa manhã gelada do inverno inglês, aquele homem recebeu a tarefa de cavar um canal de 1metro de profundidade por 6 de comprimento e depois enchê-lo novamente, pela soma de algo perto de R$ 0,87. A mãe de Wigglesworth sugeriu então ao marido que ele esperasse um pouco mais, pois o tempo poderia mudar e degelar as pesadas camadas de neve que estavam sobre aquele lugar, tornando sua tarefa bem mais fácil. Mas ele precisava muito daquele dinheiro, já que a família necessitava de comida, assim ele pegou sua enxada e começou a trabalhar. O gelo tinha cerca de 1 metro de profundidade, mas, embaixo do terreno duro estava um barro molhado e macio. Quando ele jogou para cima um pouco dele, um pintarroxo apareceu de repente, apanhou uma minhoca, comeu, voou para um galho e de lá começou a cantar um lindo canto de louvor. Até então aquele homem estava muito desanimado, mas ficou tão envolvido pelo canto daquele pequeno pássaro que começou a cavar com vigor renovado, enquanto dizia a si mesmo: “Se aquele pintarroxo pode cantar daquele jeito por causa de um verme, eu posso trabalhar como um pai pela minha boa esposa e meus quatro filhos maravilhosos.

A moral dessa história eu deixo pra você mesmo concluir, mas em meu coração, se renova o vigor e a fé de que mesmo sendo parte de uma minoria quase invisível, Deus quer nos usar para algo grande.

“Neutro, é aquele que já optou pelo lado mais forte.”