Páginas

Será que nos perdemos?

Sempre me pergunto porque nós estamos nos perdendo? Porque estamos tornando tudo tão complicado? Tão longe da essência simples que Cristo nos deixou? Porque deixamos o orgulho tomar o lugar da humildade? O amor ser roubado por querer ter a razão? Porque perdemos nossa honra? Porque deixamos a vontade de conhecê-Lo ser levada por religiosidade ou uma "falsa falta dela"? Lendo algo esse dias me fez pensar mais ainda sobre isso! Talvez você não me entenda muito bem... mas ai vai algo que tomou meu coração:

Lembro-me da intrigante questão "Trindade" que rondava meus pensamentos quando pequena! Cresci, e confesso que por muitas vezes, ainda me pego tentando entender esse facisnante lado Daquele que amo! Lembro-me também da comparação com um "ovo"! Algo que tornou tudo bem mais claro! "Deus é como a casca, Jesus é a clara e o Espírito a gema. Coisas separadas mas que são uma coisa só!"
Entender como a Trindade funciona, com o passar do tempo, tornou-se algo de segundo plano, pois a vivência com Ela superou toda falta de entendimento! Com Deus, nem sempre entendemos as coisas... e quem disse que precisamos entendê-las!?
Ele é! Isso basta!
Apesar de tudo isso, sempre nos pegamos pensando em coisas como dinossauros, 1.000 anos são 1 dia, e vários outros mistérios de Deus.
Esse dias atrás li algo que foi mais revelador que o "ovo". Entendi sobre a Trindade de uma maneira muito mais cheia de luz e entendi que quando menos se espera Deus nos dá o gostinho de descobrir pedacinhos dos seus mistérios.
Eu li:
"Fiquei particularmente intrigado (comentário da kami: Eu também!) com o modo pela qual a família ortodoxa oriental (que inclui as comunidades gregas, russas, sérvias e antioquinas, além de várias outras) celebrava a Trindade - não como um exercício abstrato de garimpagem teológica (comentário meu novamente: o que já fiz com bastante freqüência antes de ler isso), mas como uma introdução a uma visão poderosa e dinâmica de Deus. Aprendi que os líderes eclesiásticos primitivos descreviam a Trindade usando o termo perichorese (peri- círculo, chorese - dança): a Trindade era uma dança eterna do Pai, do Filho e do Espírito compartilhando amor, honra, felicidade, alegria e respeito mútuos. Contra esse pano de fundo, o ato de criação divino significa que ele está convidando mais e mais seres para a dança da alegria. Pecado significa que as pessoas estão deixando a dança, corrompendo sua beleza e ritmo, esmagando, chutando e pisoteando em vez de se moverem com graça, ritmo e reverência. Em Jesus, então, Deus entra na criação para restaurar novamente o ritmo e a beleza."
(do livro: Ortodoxia Generosa - Brian McLaren)
Tenho entendido que os "mistérios" que Deus nos deixou tem um objetivo, como tudo que Ele faz: nos fazer descobrir uma visão real de quem Ele é! Nessa hora volto a um versículo que me persegue (talvez mais um mistério de Deus pra mim): "A glória de Deus é ocultar certas coisas e a honra de reis descobrí-las." Pv 25:2... Existe uma versão que diz: " a honra de reis é investigá-las." Perdemos nosso tempo investigando tanta coisa (como investigar a vida do irmão, investigar o que tá certo e errado, investigar...) e descobrimos que na verdade estamos perdendo nossa honra!
Já ouvi que coisas misteriosas instigam nossa curiosidade! É uma pena que isso não seja verdade com os cristãos (me incluo nisso)! Vemos mistério onde não tem e deixamos essas coisas roubarem a honra que Deus colocou em nós unicamente para descobrir as coisas d'Ele. Nos contentamos com explicações teóricas e sem vida para as coisas do Deus que é a vida! Pensar, investigar, aprender a dançar a música d'Ele é muito trabalhoso!
Que sejamos transformados. Recolocados no ritmo da canção e nessa dança, recuperemos nossa honra! Que não nos deixemos levar por revelções estáticas e prontas, mas busquemos revelações da Trindade que dança! Deus se movimenta e creio estar só esperando a deixa pra revelar-nos pedacinhos dos seus mistérios! Vamos dançar. Vamos ser honrados!