Páginas

Non-Churched

Há alguns meses atrás eu vinha de um congresso missionário e me encontrei com o David Pierce num vôo para S.Paulo; não tivemos muita oportunidade pra conversar, mas ele não me deixou sair do terminal antes de me presentear com uma cópia de seu livro "Rock Priest" (ainda não traduzido para a língua portuguesa). No livro, vários testemunhos malucos, que por muitas vezes já tivemos a oportunidade de ouvir da boca dele, mas em algum momento especial, um termo, que em português não possui uma tradução literal, me chamou muito a atenção: “Non-Churched”, algo que soa como “sem igreja”, mas que na minha ótica é algo que excede a condição de simplesmente não ser membro de uma igreja local.

Em todos esses anos em viagens pelo Brasil e América Latina eu pude conhecer diversos grupos de orientação cristã que trabalham na órbita das igrejas locais. Quase sempre esses grupos são constituídos por jovens, que uma vez indignados com as doutrinas ou a liturgia de suas congregações, buscam uma espécie de refúgio nestes grupos alternativos, quase sempre sem um modelo hierárquico ou eclesiástico bem definido.

Na maior parte do tempo a história desses grupos de “sem-igreja” se origina do encontro de pessoas que há algum tempo perderam vínculos com as “igrejas formais”, e por causa disso, a retórica é quase sempre a mesma: a falência da instituição, a hipocrisia cristã e o caráter vicioso e egocêntrico das lideranças.

O que me preocupa não é o fato desses grupos orbitais ou dessas igrejas-satélite não estarem compartimentadas, organizadas em níveis hierárquicos ou estabelecidas entre quatro paredes; mas o fato de que o produto dessas discussões raramente ser devolvido às igrejas na forma de instrução, melhoria ou edificação. Ou seja, o grupo se ocupa com críticas, pleitos e discussões que nascem e se encerram no grupo, que permanece neste mesmo termo e conceito: “Non-Churched”.

Estou definitivamente convencido de que Deus não tem interesse nessa retórica indignada desenfreada, mas numa palavra-chave muito nova em nossos ministérios: MOBILIZAÇÃO. Mais do que em serviço missionário, plantação de ministérios ou em milhares de congressos revolucionários Deus está firmemente interessado na Igreja, na renovação de pensamento, na reciclagem de conceitos que possam servir a um mundo que não pára de mudar e no intrínseco desejo de salvar os perdidos, custe o que custar.

Deus está interessado pela Igreja.