Páginas

Natal fora de época! (se é aqui assim podemos dizer)

Pois é...hoje não é Natal...pelo menos não hoje (no dia do post)... mas a verdade é que não tem em nenhum lugar da Bíblia uma referência, linha ou palavra que nos autorize ou nos incentive a comemorarmos o nascimento de Jesus em um dia específico. Será que se esta festa fosse tão importante, Deus não teria deixado uma linha pelo menos nos recomendando a sua celebração?

A real é que essa festa que chamamos de Natal, comemorada na data de 25 de Dezembro, foi introduzida pela Igreja Católica Romana e a partir daí se estendeu ao resto do mundo. Agora, em que se inspirou a Igreja Católica? Certamente não foi nos ensinamentos do Novo Testamento. Não foi na Bíblia, nem nos Apóstolos que haviam sido instruídos pessoalmente por Jesus. A Comemoração do Natal se introduziu na Igreja durante o século IV, proveniente do paganismo Babilônico.

A famosa enciclopédia Barsa cita que “Nos primeiros séculos a Natal era comemorado ora 06 de Janeiro, ora 25 de Março, e em alguns lugares em 25 de Dezembro”. O dia 25 de Dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus. No ano 245 d.c, o teólogo Origines, repudia a idéia de se festejar o nascimento de Cristo, como se fosse um faraó. A data atual foi fixada no ano 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia. A festa mitraica (religião Persa que se misturava com o cristianismo nos primeiros séculos) celebrava o NATALIS INVICTI SOLIS (Nascimento do vitorioso sol). Como os costumes pagãos estava sendo cristianizados em Roma, compreende-se que confusão resultaria isso. Alguns pensavam que Jesus era o sol, o deus solar. Tertuliano teve que assegurar que o sol não era o deus dos Cristãos. Agostinho denunciou a identificação herética de Cristo com o sol. Cristãos nas próprias escadarias da Basílica dos Apóstolos, viraram-se para adorar o sol nascente.

Enfim... Tanto pleito e tanta discussão mas a gente continua celebrando o dito NATAL, mesmo que fora de época (como tantos outros festejos deste nosso Brasil varonil). PS: Varonil, significa Esforçado, destemido, valoroso (beleza!?).

É mesmo muito bom celebrar, acho que Deus acaba gostando muito, pois nessa época a história do nascimento e a vida de Jesus é muito mais contada do que em outras épocas do ano. Só que hoje a gente podia mudar isso... Que tal assistir agora a uma verdadeira Obra de Arte produzida pela Igreja Batista Central de Fortaleza: O NASCIMENTO DE JESUS reproduzido na arte dos cordéis, para mim um exemplo maravilhoso de arte e brasilidade!



Ofereço este vídeo a todos os meus amados alunos das oficinas de comunicação!