Páginas

E se…

Hoje, passei boa parte do meu dia lendo artigos sobre sustentabilidade, responsabilidade, mordomia cristã e vários outros assuntos, porém todos relacionado ao Meio Ambiente. Mas, esse post não tem nada haver com meio ambiente. Tem haver com uma espécie de medidor!

Em um dos artigos li sobre a iniciativa da ONG WWF de criar um site para que as pessoas possam calcular o quanto e como utilizam os recursos naturais no dia a dia (ao se alimentar, se vestir, consumir, caminhar...) e fazer uma reflexão, através do resultado, sobre o quão sustentável é sua vida.

O resultado que se obtém no site apresenta um número de quantos planetas Terra seriam necessários para a geração de recursos naturais se todas as pessoas tivessem os mesmo hábitos que você! Partindo desse princípio algo começou a povoar minha mente.

E se todos os cristãos tivessem os mesmos hábitos que eu?

É muito comum que eu e meu espírito crítico, estejamos sempre numa parceria imbatível apontado erros, falhas, apresentando soluções, “maneiras corretas de fazer as coisas”. Fazendo discursos do que significa se parecer com Jesus e cheios de fórmulas “simples” de como viver o Evangelho... E... Se todos esses “cristãos” a quem eu (nós – eu e minha parceria!) volta e meia bombardeio de “sugestões e opiniões” (mesmo que só entre nós) agissem exatamente como eu? Será que o Evangelho estaria mais bem representado? Será que o Reino já estaria entre nós? Será que os eventos teriam mais qualidade? Será que o culto seria mais envolvente? A Palavra mais edificante, a música menos melosa e mais realista? Será que o pecado seria menor? Será que se falaria menos e se viveria mais? Será que viveriam o “ter tudo em comum” da Igreja Primitiva? Será...?

Felizmente para algumas (bem poucas) dessas reflexões eu encontrei respostas positivas, mas para a grande maioria tive que engolir seco e aos poucos ir reconhecendo falhas e humilhando-me diante de Deus. Graças a Deus pelo amor, graça, perdão e misericórdia!

Em meio a tudo isso, muitos versículos conhecidos vem a minha mente e começam a ganhar um novo significado. A meditação continua e sinceramente espero que seja constante.

“Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.” – Mateus 5:5

“... Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e depois poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão...” – Mateus 7:1-6